sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O postre que virou post *

Neste dia em que não fui à Fiesta de la Mercè, tenho algo especial para os 30 leitores deste modestíssimo blog: um postre. Mais que um postre, uma sobremesa estética. Em perfeita harmonia com a fartura cenográfica desta cidade loucamente colorida e criativa.

Não me perguntem como uma simples Sopa de Chocolate con Helado de Mandarina pode fazer alguém tão feliz. O fato é que meus olhinhos brilharam quando li no cardápio e rapidamente traduzi para meu universo gastronômico: Sorvete de Tangerina com Calda de Chocolate. Yes! É isso que eu quero!

Mas o melhor de tudo foi quando o postre chegou. A camarera colocou à minha frente um prato redondo inteiramente branco, a aba larguíssima decorada com sulcos em baixo relevo e um côncavo no centro quase na medida exata da bola de sorvete amarelinha que ele acomodava. O sorvete estava deitado numa espécie de pão-de-ló crocante, redondo, na medida exata da bola. O espaço existente entre esta pequena torre de delícias e a borda do prato foi delicadamente preenchido com uma calda densa de chocolate quente, mais para creme que para sopa, que a camarera deixou cair pelo biquinho da pequena jarra de porcelana branca, contornando em negro o helado amarillo.

Impossível descrever o prazer que essa arquitetura me proporcionou! Não sei se isso é coisa de gente gulosa, mas desde quando minha memória alcança sempre gostei de saborear visualmente um prato antes de saboreá-lo propriamente, se é que me entendem. Fiquei tão encantada com a estética da sobremesa que comecei a procurar uma câmera para fotografá-la. Não tinha levado a minha, é claro, mas Pedro Doria sacou seu super iPhone e resolveu o problema (gracias, Pedro!).

Foto: Pedro Doria
Não é mesmo uma belezura?

* O título é fruto da parceria Chiquinho-Angélica.

3 comentários:

  1. gente!mas isso é uma iguaria? mais parece uma instalação, aparentemente sem sabor! hummm..., deve ser uma delícia. eu quero, Anamaria Rossi!
    Tava aqui pensando que muitas vezes eu saio em Brasília, a fim de comer coisas leves e gostosas, e não encontro. falo coisas diferentes, como essa me pareceu ser, num tamanho suficientemente, saciável..hehe...besta! os doces normalmente são enormes e pesados, a não ser aqueles impossíveis de adquirir, o que talvez seja o caso desse, ou não... quanto custa esta linda sobremesa, em reais, bem reais??? rs...
    bj, saudade, responde!
    eu, na madruga...
    andré, dormindo pra acordar daqui á pouco pra filmar um comercial. então, tchau, madona!!! já que és também italina, és madonna...rs...

    ResponderExcluir
  2. saciável para uma sobremesa, você quer dizer, né?
    juro que não lembro o preço, mas uma delícia estava, porque me deu vontade de raspar o chocolate do prato com o dedo. não fiz isso porque seria totalmente anti-estético. ;)

    ResponderExcluir
  3. "É de comer de joelhos...". Pode não ser muito original, mas parece própria para esta sobremesa e também para a ocasião, pois "La Virgen de Las Merces" lhe concedeu mil indulgências, uma vez que você deixou de comparecer à sua festa para se fartar com "el postre-post".

    Vaya, chica,te lo pasas bomba, no!

    ResponderExcluir