domingo, 30 de agosto de 2009

Silêncio

Foto: Anamaria Rossi

O que dizer quando já se disse tudo? Queria só o seu peito aberto para receber minha cabeça cheia de caraminholas indizíveis. Fantasmas. Monstros. Ameaças. Medos. E depois que seu amor silencioso reduzisse tudo a fumaça, em dois segundos brotariam do meu corpo flores amarelas e lilases, e de minha boca uma brisa soprando melodias frescas.

Há momentos em que eu sou forte, tão forte que os outros chegam a acreditar que sou realmente forte. Pode-se dizer que sou inteiramente responsável por essa distorção na minha imagem. E se me abandonam achando que não vou sentir nada, já que sou forte, a culpa é minha. E se me despejam nos ombros um mundo supondo que ele me será leve, não posso me queixar a ninguém, fui eu quem quis assim. E se meus ombros vergam – pensam – é apenas um cansaço passageiro, porque eu sou forte e hei de encontrar forças para endireitar as costas.

Mas eu não sou forte. E o mundo, às vezes, me pesa tanto que até minhas asas imaginárias são recrutadas a amparar o que me curva os ombros. O par de asas feito amparo. E sem asas – embora eu pareça forte assim, porque com elas transformadas em braços eu redobro a capacidade de suportar peso – sem asas eu não sou nada. Minha força - uma que não se vê, não se recruta e não se esgota - está nas asas. Mas apenas quando elas são asas.

PS para Teca: Este textinho é antigo, tem uns seis ou sete anos. É de um tempo em que eu ainda não havia aberto as asas. Está aqui porque gosto dele e porque, de alguma forma, fala do que nem sempre se vê em mim. O silêncio é atual, mas a tristeza já passou. Estou em pleno vôo.

3 comentários:

  1. O que mais dizer além de "que lindo, Ana" ?

    Que sua semana entre assim: embalada por "melodias frescas".

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Adriana. Uma bela semana pra você também.

    ResponderExcluir
  3. Pára com isso, Anamaria. Eu não estava preparada para ver você me fazer chorar. Isso não estava combinado...

    Faz isso no domingo não... Nesse dia a gente não tem como fugir...

    Te adoro,

    ResponderExcluir