terça-feira, 18 de agosto de 2009

Procura-se corretor de imóveis na Catalunya

Incrível como é difícil encontrar um apê para alugar numa grande cidade européia!

Amanhã faz uma semana que cheguei. Todos os dias abro quatro sites especializados, seleciono pelo menos dez anúncios e improviso uma planilha com os quesitos que me interessam: bairro, preço, área privativa, número de quartos, mobília e – o mais importante – se tem janelas que se abrem para o exterior. Sim, porque aqui há apartamentos de onde se avista apenas um vão de elevador, escada ou ventilação. Juro que nunca vi isso no Brasil, mas pode ser pura desinformação minha.

De posse da planilha, inicio a ingrata peregrinação telefônica. Na verdade, quem inicia é o Pedro, meu primo querido, que vive em Barcelona há dois anos e já tem as manhas imobiliárias. Pois bem. De cada 10 números chamados, no máximo dois atendem, e quase sempre para dizer: 1) el piso ya está alquilado; 2) el agente está de vacaciones y solo vuelve en septiembre.

Resultado: em seis dias consegui visitar apenas dois pisos. No primeiro, fui recebida por uma catalana simpática e falante, de mais de 70 anos, que na verdade pretende alugar apenas os dois quartos do apartamento onde mora, sem sair dele, porque passa as noites cuidando de uma señora de 98 que mora no apartamento em frente. Legal. Ela só esqueceu de informar esse detalhe no anúncio! Pior: antes de dar meia-volta tive que ouvir, sorrindo, toda a ladainha sobre como ela poderia fazer sopinha quando eu ficasse doente, além das regras de silêncio depois das 22h etc etc etc.

Isso foi no sábado. Só hoje consegui outro piso para visitar. Ok. Acordamos cedo, eu e Ceci, a divertidíssima fotógrafa uruguaia que divide o apê com Pedro. Tomamos o metrô e vamos à luta, debaixo de um sol de rachar. Ufa! Quem nos recebe é o porteiro, um problema a menos. Subimos. Abre-se a porta. Madre mía, que decepção! Pequeno, abafado, sujo – e caríssimo! Una mierda, quase deixo escapar. Meia-volta rápido!

Só me resta flanar com Ceci pelo Passeig de Gràcia, uma espécie de Quinta Avenida de Barcelona, dividindo as calçadas com uma multidão de turistas e sem um puto para qualquer coisa além de uma promoção do McDonalds. Uma tarde e tanto!

10 comentários:

  1. hay que comprar segundamano en papel, muchacha. mucho mejor.
    besitos y suerte.

    ResponderExcluir
  2. Isso lembra aquele nosso ditado: Rapadura é doce, mas não é mole não!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Anita, xará quirida!!! Tenha fé que vai pintar... nada é tão fácil em lugar algum, certo? Imagine... estou no meio do mato grosso(estado com fuso) em pleno dia internacional da fotografia... e hacer lo que? Fotografar mucho, no? Entonces, já que estais na plena e desejada Barcelona, esqueça toda essa pressa e procure fotos. Que tal começar a fotografar os apErtamentos desse pueblo daí. Garanto que - além do puta ensaio - tu vais achar, logo logo o teu merecido e lindo cantinho. E se avexe logo, visse? Já estou doida pra ver essas tuas fotos de los pisos y habitaciones da Catalunya. Dois cheiros e muuuita sorte!!! Ana Araujo

    ResponderExcluir
  4. ana, quando fui morar em são paulo, visitei 48 apartamentos, e fiquei com o último... ah, não deixa de ouvir nacho vegas e sr, chinarro por ai ... um abraço, desde porto alegre (toreando a gripe A)
    Fernando.

    ResponderExcluir
  5. Resultado de poucas migrações. Europa é assim mermo... Mais mobilidade, mais mercado. Gostou da explicação capitalista?

    Besos

    ResponderExcluir
  6. Ju! Estão de volta?
    Pues que venga la rapadura!
    Besos.

    ResponderExcluir
  7. Lauro, como assim poucas migrações? Você fala entre eles, os europeus? Pode ser. Mas na verdade isso aqui é uma grande mistura. Tá certo que vejo mais árabes, latinos e chinos, mas isso não deveria ser suficiente para, digamos, flexibilizar os costumes?
    Bueno, a verdade é que não sabemos de fato o que é o peso de uma tradição milenar. Deve ser um fardo e tanto.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Amiga Ana Araújo, eu diria que o Mato Grosso é um estado confuso.
    E aí, buenas fotos no seu dia? Por aqui fiquei com vontade de publicar um retratinho seu, mas achei que você poderia brigar comigo...

    Cynara, Fernando, mañana me voy a ver otr piso, finalmente. Façam figa por aí.

    Besos.

    PS: Se meu humor melhorar, teremos fotos de BCN. Novas.

    ResponderExcluir
  9. Hay un piso en el medio del camino

    Pô, Ana, Fuefa!
    Até deu vontade de tirar férias para te ajudar a encontrar apartamento!

    Em compensação, o que você terá de material para escrever contos e romances não está no gibi. Essa velhinha da sopa que toma conta de outra, de 98, é o máximo.

    Mas só não entendi uma coisa: pq eles anunciam imóveis que, quando vc.liga no dia em que são divulgados, já estão alugados? Coisa louca. Se estava tão fácil alugar não precisavam ter o trabalho de anunciar, não é não? Outra questão, será que os classificados dos jornais não seriam mais frescos e confiáveis (afinal são pagos)?

    Recebi seu e-mail e amei todinho. Só não respondi ainda pq ontem foi a posse. Lead de uma palavra só: SIM!!!!!

    Antes da despedida: pelo visto você já aprendeu a inserir as fotos nos comentários, certo? Se eu estiver equivocada, manda um DM no Twitter que eu tento te escrever um e-mail durante o dia te explicando.

    Besos, besos, besos.
    Se estiver com fome de doce, tente um "Cac de vidre".
    Não adianta tentar te explicar. Só provando. 11 anos se passaram, mas... tinha num quiosque no Maremagnum (até parece que quiosque de shopping é Restaurante Botín que sobrevive a 250 anos...).

    Te adoro, no te quedas loca.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana!!
    Barcelona está em alta nos jornais daqui do Patropi, hoje. Born, Raval, Casa Batló e outros mais. Será que você agitou tanto a vida cultural daí que fez eco aqui?
    Curta a atmosfera de Barcelona!
    Beijos e saudades!
    Mario (anônimo?!)..

    ResponderExcluir