domingo, 16 de agosto de 2009

Benvingut!

Foto: Anamaria Rossi

Me apaixonei por Barcelona precisamente esta manhã, no exato instante em que me sentei num banco de madeira no passeio da Avinguda de Gaudi, abri a sacola de jornais, comecei a folhear o Público, tirei as havaianas, cruzei as pernas sobre o banco, senti na pele os raios de sol que deslizavam por entre as sombras das árvores; à minha frente duas velhinhas em batas de verão me observavam com displicência domingueira, à esquerda alguns jovens espanhóis tomavam café ao ar livre; foi quando a brisa morna soprou mais forte e atirou em meu colo uma folha meio amarelada de plátano, que chegou flutuando sobre as páginas do Público, avisando que o outono vem aí.

Foi com a intimidade de uma folha de plátano, familiar, rotineira, que flanei depois pelo passeio, pedi na xarcutaria um frango assado
para viagem e completei o kit do almoço com um punhado de tomates maduros, endívias (baratíssimas!) e cervejas comprados ali no paqui. Acho que vou abrir uma Estrella Damm agora mesmo.

Foto: Cecilia Gervaso

24 comentários:

  1. O começo tá ótimo. Vai firme. Não esquece de colocar um contador de acessos, pra saber quanta gente anda por aqui (a maioria lê mas não comenta). A foto do cabeçalho tá um pouquinho maior do que deveria (tá escapando pra fora da moldura), mas tá linda. Beijucas e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Bem, achei uma coisa linda esta história de blog.
    Eu que não sou um ávido respondedor de e-mails me encaixo sensivelmente melhor como comentarista.
    Não deixe de enviar notícias e, se possível, receitas.
    Gustavo Santiago

    ResponderExcluir
  3. Bacana, guria !
    Sabe que, no fundo, eu nutria a esperança de que um dia você aderiria à farra dos blogs ? Adorei a novidade!
    Espero que, no que nos divirta, você também se divirta um monte =)

    Besos

    ResponderExcluir
  4. Garota...adorei

    Que legal que você gostou de Barcelona....amei seu texto..bem poético...sentir que vc tá gostando mesmo..continue assim....felicidade...

    ResponderExcluir
  5. Putz, maneiríssimo. Você tem estilo, garota...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Felicidá por tu nuevo blog! amiga!
    Muchos besos!
    ceci!

    ResponderExcluir
  7. Viva Barça! Viva Anamaria. Agora, minha flor, ninguém segura mais esta mulher. Quero ver quando Versiani aportar novamente aí. A farra fotográfica será interminável.
    Besos floridos,
    Mari-Jô Zilveti

    ResponderExcluir
  8. Adoreii!!!!
    Que pena que não estou ai, mudei os planos, ams espero que sevilla me traga esses bons ares também!
    beijinhosss

    ResponderExcluir
  9. Hum, adorei a cena! Saudade! Muitos beijos!
    Teca

    ResponderExcluir
  10. Ana, para nascer é preciso morrer...assim como a vida sai do outono. Sempre te vi assim....nascendo pro novo.
    Te amo. Bjs tia Rê

    ResponderExcluir
  11. Muchíssimas gracias a todos! Já estou incorporando algumas sugestões, ajeitando aqui e ali, continuem mandando idéias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Já pensou em ser escritora? Até que cê faz uns textinhos mais ou menos...
    Narlo

    ResponderExcluir
  13. Anamaria,
    Não sou dos mais assíduos nesses ambientes virtuais, mas seu blog começou em grande estilo, como lhe é peculiar. Certamente virá a ser gostoso ler você neste ambiente mais informal.
    Beijos!
    Pecê
    A Alessandra também adorou seu texto e manda beijos.

    ResponderExcluir
  14. Maninha,
    Me senti ali com você, respirando o mesmo ar...
    Que delícia de texto!
    Beijos, Érica.

    ResponderExcluir
  15. A intimidade da folha de plátano e a displicência do olhar das senhoras em batas de verão são duas construções elegantes, que não renegam a autora. Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Querida,
    Você sabe que não sou de publicar opiniões...
    Hoje faço a exceção. Afinal você está aí, tão longe... e bateu (já!!!)uma saudade gigante.
    Está tudo muito bom!
    Beijo carinhoso,
    S.

    ResponderExcluir
  17. Amei...seu texto...fiquei mais feliz por saber que Barcelona vai mudar seu estilo de vida para melhor.....admiro demais sua força..continue assim....o universo com certeza vai brilhar para sua vitória...
    Muitos beijos...até breve....
    Uma sugestão: Pode escrever um livro que vai fazer o maior sucesso...felicidades mil...

    ResponderExcluir
  18. Poetisa...
    Qual será o gosto do frango assado de Barcelona? O dos frangos assados nas padarias de São Paulo,que nos finais de semana complementam mesas e mesas de paulistanos, é particular e comum a todas as aves assadas nas famosas "televisões de cachorro". O sabor é indescritível e diferente dos frangos assados também nos finais de semana nas casas das pessoas. Nas casas os sabores variam, nas padarias eles são os mesmos. Mas apesar dessa diferença entre o frango assado em casa e o assado na padaria, o frango assado "paulistano" - sim, paulistano pois ele é um hábito mais do que uma culinária - tem gosto de almoço de fim de semana, e isto eu sei de carteirinha!
    Como então será o gosto do frango assado catalão?
    Aproveite tua estadia por aí e descubra os gostos locais, certamente são mais do que meros pratos...
    Beijos,
    Paulo

    ResponderExcluir
  19. Amiga,
    seja bem vinda à rede!
    Me espere, estou voltando para Barna!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  20. lindinho seu blog, Ana
    mas, deixa eu ser chato,
    não seria melhor "que sé yo"?

    ¿Y tú has probado la horchata de chufa?

    ResponderExcluir
  21. Básico, fuefo, "yo que sé?" é uma expressão típica espanhola, algo como o nosso "sei lá, entende?".
    Besos.

    ResponderExcluir
  22. hola, fuefa, é só pra implicar mesmo...
    acho que na Argentina é "que sé yo"
    bs

    ResponderExcluir
  23. Mas aqui, fuefo, gracias al buen Dios, não é a Argentina!
    besos.

    ResponderExcluir
  24. Amigos queridos, que bom tê-los por perto. Não me deixem só!
    Beijos.

    ResponderExcluir