Não resisti ao balcão de pescados quando fui ao Bon Preu comprar detergente. Entre as pequenas montanhas de mariscos, mejillones, langostins, peixes e gambas de todos os tipos e tamanhos, meus olhos foram direto para os anéis de calamares. Branquíssimos, e a menos de 4 euros o quilo!
Nunca fiz calamares no Brasil, então achei melhor pedir ajuda a quem entende. Perguntei à balconista se era preciso cozinhá-los antes de preparar à milanesa. Ela me olhou com cara de quem não estava entendendo nada. “Cozinhar antes? Como assim?” Yo que sé? Vai que eu ponho os anéis direto na fritura e eles me quedan duros! Ela riu.
Tive que explicar o que era à milanesa. Ovo, farinha de rosca etc e tal. “Ah, sim, aqui chamamos isso de empanado.” Pois bem, então, posso fazê-los empanados sem cozinhar antes? “Sim, claro.”
Eu já estava agradecendo e saindo quando ela me veio com a receita: “Eu mesma os preparo sem ovos, só com farinha branca, à moda andaluza.” Provocação pura!
Voltei, é claro. Até porque, com essa simpatia, seguro que a moça não é catalã. Andaluza, por supuesto.
O que ela me ensinou, divido com vocês, com umas pitadas brasileiras à moda de Anamaria. É fácil e já foi testado e aprovado no almoço de hoje.
Anéis de lula à moda andaluza
- Lave os anéis de calamares, branquinhos e fresquinhos, com água fria e limão. Escorra a água e tempere com sal e limão a gosto. Reserve por uns minutos para que o tempero faça seu trabalho.
- Passe os anéis, ainda molhados de tempero, em um pouco de farinha de trigo, de forma que a farinha fique bem grudada na carne. Frite-os em óleo não muito quente até dourar. Escorra em papel toalha.
- Sirva quentinho e crocante com uma boa cerveja gelada.
hummm...isso deve ter ficado muito bom, em Noca? Bueno, vejo que antes mesmo de começares os estudos gastronômicos, já estás arrazando... assim, é você quem acabará abrindo um curso... hehe...besos querida! continue nos munindo de novidades!
ResponderExcluirQue nada, Savini já me sacaneou (via email) por eu ser uma "quase chef", segundo ele, e não saber fazer lulas!
ResponderExcluirBeijo, fuefa.
nossa, só precisava de um lugar com frutos do mar baratos aqui no planalto central brasileiro.
ResponderExcluirficou faltando uma foto do prato pronto.
abraços e saudades