sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Calamares de Andaluzia

Foto: Anamaria Rossi / Mercado de la Boqueria, Barcelona, maio de 2008

Hoje vou de receita.

Não resisti ao balcão de pescados quando fui ao Bon Preu comprar detergente. Entre as pequenas montanhas de mariscos, mejillones, langostins, peixes e gambas de todos os tipos e tamanhos, meus olhos foram direto para os anéis de calamares. Branquíssimos, e a menos de 4 euros o quilo!

Nunca fiz calamares no Brasil, então achei melhor pedir ajuda a quem entende. Perguntei à balconista se era preciso cozinhá-los antes de preparar à milanesa. Ela me olhou com cara de quem não estava entendendo nada. “Cozinhar antes? Como assim?” Yo que sé? Vai que eu ponho os anéis direto na fritura e eles me quedan duros! Ela riu.

Tive que explicar o que era à milanesa. Ovo, farinha de rosca etc e tal. “Ah, sim, aqui chamamos isso de empanado.” Pois bem, então, posso fazê-los empanados sem cozinhar antes? “Sim, claro.”

Eu já estava agradecendo e saindo quando ela me veio com a receita: “Eu mesma os preparo sem ovos, só com farinha branca, à moda andaluza.” Provocação pura!

Voltei, é claro. Até porque, com essa simpatia, seguro que a moça não é catalã. Andaluza, por supuesto.

O que ela me ensinou, divido com vocês, com umas pitadas brasileiras à moda de Anamaria. É fácil e já foi testado e aprovado no almoço de hoje.

Anéis de lula à moda andaluza

  • Lave os anéis de calamares, branquinhos e fresquinhos, com água fria e limão. Escorra a água e tempere com sal e limão a gosto. Reserve por uns minutos para que o tempero faça seu trabalho.
  • Passe os anéis, ainda molhados de tempero, em um pouco de farinha de trigo, de forma que a farinha fique bem grudada na carne. Frite-os em óleo não muito quente até dourar. Escorra em papel toalha.
  • Sirva quentinho e crocante com uma boa cerveja gelada.

3 comentários:

  1. hummm...isso deve ter ficado muito bom, em Noca? Bueno, vejo que antes mesmo de começares os estudos gastronômicos, já estás arrazando... assim, é você quem acabará abrindo um curso... hehe...besos querida! continue nos munindo de novidades!

    ResponderExcluir
  2. Que nada, Savini já me sacaneou (via email) por eu ser uma "quase chef", segundo ele, e não saber fazer lulas!
    Beijo, fuefa.

    ResponderExcluir
  3. nossa, só precisava de um lugar com frutos do mar baratos aqui no planalto central brasileiro.
    ficou faltando uma foto do prato pronto.
    abraços e saudades

    ResponderExcluir