segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Do bom, muito!

Fotos: Anamaria Rossi

É claro que, no começo, só tenho olhos para o que é bom, como em qualquer paixão. Os defeitos deixo para depois, mesmo com o calor que resiste à madrugada, quando na melhor das hipóteses Barcelona está uma sauna de 28 graus.

Entonces, vamos a Gracia, um antigo pueblo que se converteu num dos bairros mais charmosos e cool da cidade. Onde busco desesperadamente un piso para alquilar (40 m2, 50 no máximo!) e onde, desde sábado, uma multidão estimada em mais de 1 milhão de pessoas se reveza no desfrute da deliciosa Fiesta de Gracia, que não acaba antes do próximo final de semana.

Castelos

e Maravilhas

Algumas das ruas mais tradicionais do bairro disputam palmo a palmo o concurso de decoração. O Castelo Medieval da Calle Verdi é meu preferido, mas quem quiser pode visitar o País das Maravilhas de Alice na Calle Bruniquer, com direito a uma casa de chocolate, ou vagar em busca de algo mais divertido.

A festa é full time. Famílias durante o dia; famílias e uma multidão de malucos de todas as tribos à noite. Por dia entenda-se de nove da manhã às nove da noite, mais ou menos quando o sol se põe. Aí começa a noite, que literalmente bomba lá pela madrugada, até que os policiais comecem a “desocupar” as praças para a limpeza, convidando a se retirar os resistentes de todos os naipes.

Nem preciso dizer que amei Gracia. Nem tanto pela festa, que só rola

uma vez por ano, mas pelo clima de pueblo, ruas estreitas, passeios largos, árvores e mais árvores, biroscas ajeitadas, ateliês, pubs, prediozinhos com balcões, gente jovem reunida, mix de caras e idéias, e uma inarredável alma catalã que já me encanta, ainda que eu esteja a léguas de desvendá-la. É lá que eu quero morar! Daqui a pouco vou retomar a ronda pelas imobiliárias. Não é possível que não haja um cantinho para mim nessa graça de bairro.

4 comentários:

  1. bem, ainda que potencialmente ineficaz, vai uma ajuda: http://housing.justlanded.com/pt/Espanha/Aluguel_Apartamentos/1?search%5Bkeywords%5D=barcelona&search%5Bbedrooms%5D=0&search%5Bprice_min%5D=&search%5Bprice_max%5D=&search%5Bprice_period_id%5D=5
    faça bom proveito da estadia...

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, Gustavinho, seria tudo perfeito se os corretores de imóveis não estivessem todos DE FÉRIAS! Eles e metade de Barcelona!
    Acredite, não se encontra viva alma nas imobiliárias em agosto, estão todos veraneando.
    Se quiser me ajudar, tem quatro sites legais: segundamano.es, elalquiler.es, idealista.com e... ih, esqueci o endereço do outro.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana! Adorei a idéia do blog, assim a gente pode te acompanhar de perto!!! Adorei seu texto. beijão, Ceci

    ResponderExcluir
  4. O texto e a foto mostram bem essa paixão por sua nova (e temporária) casa. É um retrato bem fiel de um viajante sem fronteiras que já cruzou meio mundo e se encantou por um lugar como se nunca tivesse saído de casa antes.

    Parabéns, o blog tá super gostoso de ler. A sua busca pela 'perfeição' faz dele cada vez melhor. Um beijo e me espera pra almoçar!

    ResponderExcluir